Terra Queimada
Nesta unidade de trabalho, que foi realizada no âmbito da Semana das Artes, foi-nos proposto o tema de "terra queimada" para desenvolvermos qualquer tipo de trabalho artístico.
O tema não foi muito apelativo, mas após muito tempo de reflexão percebemos que o tópico aborda bastantes áreas. Sustentabilidade, pegada ecológica, consequências dos incêndios, prevenção, a prespetiva por detrás de um incendiário,... O meu grupo decidiu optar por retratar as consequências que os incêndios têm/tiveram, tanto na sociedade como no ecossistema.
Inicialmente o nosso projeto iria envolver as várias vertentes artísticas: artes plásticas, multimédia e performance, mas devido a projetos extra-curriculares, não foi possível trabalhar com todas as áreas, pelo que a nossa instalação se virou mais para as artes plásticas.

Os 4 quadros expostos na nossa instalação representam a degradação dos solos, tanto como a poluição visual e destruição de habitats. As 4 telas, cobertas com terra e pintadas com acrílico são uma sequência da destruição dos solos devido aos incêndios, solos que se vão vestindo de negro e ficam de luto pela vida que lhes foi tirada.
A pintura no acetato e projeção da mesma foi uma adaptação da ideia original que era utilizar o projetor de slides para criar pinturas fluídas e abstratas que transmitissem a ideia de calor, fogo e destruição.
A porta queimada e alterada para parecer danificada, representa os danos materiais que os incêndios provocaram, e também os lares e as vidas que foram consumadas pelas chamas.