U4- Perspetiva - Série 4

19-01-2017

       O que é a perspetiva? A perspetiva consiste numa ciência que abarca os métodos de representação dos objetos tal como a visão humana supostamente os compreenderia, a partir de um observador. A perspetiva pode ser aplicada em várias áreas nas quais se encontram a arte, arquitetura, design e engenharia. Compreender e dominar esta ciência é fundamental para o desenho correto do volume dos objetos, profundidade e desenho de paisagens, sejam elas rurais ou urbanas. 

Leon Battista Alberti

(1404-1472)

      Leon Battista Alberti foi um arquiteto, teórico de arte e humanista italiano.  Baseava na música dos números a harmonia das proporções e concebia o edifício como um todo, solidário em cada um de seus elementos. Foi excelente na concepção de plantas e modelos. Deve-se-lhe a frontaria de Santa Maria Novella e o Palácio Rucellai, em Florença. Uma célebre frase sua foi:

 "Uma obra está completa quando nada pode ser acrescentado, retirado ou alterado, a não ser para pior"

Piranesi

(1720-1778)

Giovanni Battista Piranesi  foi um famoso gravurista e arquitecto italiano, porém também célebre pela sua vertente mais humanística. Foi igualmente um brilhante desenhador, um digno teorista e fisiocrata e um arqueólogo de renome.

Piranesi é sobretudo conhecido pelas suas obras de prisões imaginárias, obras muito bem estruturadas, onde utilizou o carvão para modelar os seus cenários e tramas para lhes dar dimensão. Os desenhos e gravuras de Piranesi revelaram grande talento na combinação das perspectivas dramáticas com um mordaz arquitectura maneirista e profundamente neoclássica.

Escher

(1898-1972)


Maurits Cornelis Escher  é um dos artistas gráficos mais famosos do mundo. Conhecido fundamentalmente pelas suas assim chamadas, construções impossíveis , que vão desde a "Relatividade" à "Cascata".  Obras estas impossíveis, foram realmente executadas, e requeririam um domínio enorme sobre a perspetiva, para não falar do imenso trabalho e creatividade necessária para criar estas ilusões de ótica, que deixam qualquer um cego.



Desenho de perspetiva com um ponto de fuga. Materiais utilizados: grafite e aguarelas.

Caixas sobre caixas em cima de caixas

Desenho a grafite: Lápis 2B, 4B e 6B

Pessoalmente, achei este trabalho uma grande dor de cabeça, mas uma dor de cabeça essencial. O objetivo era desenhar uma composição de caixas, todas elas semelhantes, mas dispostas em posições diferentes. Demorei bastante tempo até as caixas não ficarem umas o dobro do tamanho das outras. Durante a hora e meia de trabalho aprendi melhor a relacionar medidas de objeto para objeto e os ângulos das arestas.

Desenho de objetos em perspetiva

2016 Beatriz Teixeira, Viseu
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora