Arquitetura

08-02-2017

O que é a arquitetura? "Para mim, fazer arquitetura é idealizar a obra visando a resolver, com intenção plástica, o problema proposto, de acordo com a época, os materiais e as possibilidades técnicas: analisando e considerando os fatores externos que nela influem; respeitando imposições e hábitos do meio: detalhando e articulando todos os elementos componentes e buscando sempre a verdade, quanto à finalidade e função, tanto na forma como no uso dos materiais."      - Jorge Moreira

Creio que as palavras de Jorge Moreira dizem tudo. A arquitetura é a ideia da obra que pretendemos construir. A arquitetura é o motivo e objetivo. A arquitetura são os materiais e propósitos do espaço. Os arranha-céus não nasceram com as árvores. São criados através de processos arquitetónicos muito bem planeados e com um propósito a satisfazer, podendo ser desde habitação a um centro recreativo, sanitários públicos ou um museu extremamente deformado.



Le Corbusier

                        (1887-1965)

Corbusier não foi nada mais, nada menos do que o pioneiro do que é chamado agora de "arquitetura moderna". Construiu edificios em todos os cantos do mundo, entre os quais podemos encontrar  a Capela Notre-Dame-du-Haut, Villa Savoye e Unité d´Habitation.

Casa da Música

Nave espacial musical

É, sem dúvida o edificio arquitetónico mais falado no nosso país. Será ele uma nave espacial que aterrou na terra para oferecer a Portugal as mil e uma maravilhosas harmonias? Quem sabe....

Este é provavelmente um dos meus edifícios preferidos, pela sua estrutura irregular mas muito bem pensada, pela "história" e ideias por detrás do projeto elaboradissímo e pela diversidade de espaços interiores. Betão, alumínio e vidro serão a maior parte dos materiais utilizados na concebição deste espaço criado por Rem Koolhaas, um arquiteto neerlandês que deveria ser grande conhecedor de música. Da sala laranja, á roxa, sala do azulejo, sala das paredes com cubos que nos trocam os sentidos todos com as ilusões de ótica, todas as salas têm um propósito, e todas elas são pensadas consoante um objeto simples: a música. Desde vidros ondulados, a paredes inteiras "forradas" com picos para a reverberação do som, o edificio foi idealizado para favorecer o som. O que mais me atrai neste projeto arquitetónico é a quantidade de luz solar que entra no edifício, ligando de certa forma, o magnifico interior com a  bela cidade do Porto.

2016 Beatriz Teixeira, Viseu
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora